Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAR
18

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA SP ECOAVENTURA

Sábado, 18/03/2023
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e o Sebrae estão desenvolvendo o programa SP Ecoaventura, uma iniciativa de qualificação de pequenos negócios do segmento de ecoturismo e turismo de aventura para implementação da Norma Técnica “NBR ISO 21101 - Turismo de Aventura - Sistema de Gestão da Segurança - Requisitos”.

Dada a importância do Programa para ampliar a competitividade do segmento no Estado, vimos compartilhar informações relacionadas e contar com o vosso apoio para promover essa oportunidade junto às empresas do setor.

A implementação do SGS é um processo desenvolvido internamente pela empresa para organizar o seu trabalho com o objetivo de tornar sua operação mais eficiente e segura, de modo a cumprir com a sua obrigação legal de dispor de um Sistema de Gestão da Segurança implementado (Artigo 34 do Decreto que regulamenta a Lei Geral do Turismo.

Um sistema de gestão envolve um conjunto de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. Portanto, a sua implementação consiste em promover mudanças em todas as áreas da empresa para melhorar os padrões operacionais e assim minimizar as chances de ocorrência de acidentes, aumentar a competitividade do negócio, ampliar a imagem e reputação positivas do destino e assegurar que os turistas saiam mais satisfeitos.

Para isso, a iniciativa conta com uma metodologia e um conjunto de ações para tornar possível a compreensão dos conceitos da norma exigida, implementar ferramentas e processos para otimizar recursos como tempo e dinheiro, treinar colaboradores e equipes e ainda criar uma rotina de melhoria contínua do desempenho de segurança.

Com execução da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - Abeta, o Programa tem duração de 6 meses e envolve:

· duas oficinas técnicas online coletivas (10 horas de duração cada);
· consultoria presencial (duas visitas técnicas de 16 horas cada); e
· consultoria remota ao longo de todo o processo (até 20 horas mês por empresa).

Após a etapa de implementação da norma, o Programa prevê ainda a avaliação da conformidade para certificação da atividade de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR ISO 21101.

Podem participar micro e pequenas empresas que:

· operam regularmente alguma atividade de turismo de aventura no Estado de São Paulo e tenham um produto bem definido;
· disponham de computador com acesso à internet para participar das ações.
· tenham disponibilidade para participar de todas as ações do projeto, dedicar tempo (ao menos 8 horas semanais) e empreender esforços para implementar a Norma Técnica seguindo as orientações fornecidas pela equipe técnica;
· estejam dispostas a produzir a documentação necessária dentro dos prazos estabelecidos junto aos consultores.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES:

· Curso de Gestão Sebrae (remoto) – 10 a 13/04/2023 – 8h às 10h
· Oficina Técnica 1 (remota) – 08 a 12/05/2023 – 19h às 21h
· Visita Presencial 1 – 2 dias no período entre 15/05/2023 a 23/06/2023
· Oficina Técnica 2  (remota) – 07 a 11/08/2023 – 19h às 21h
· Visita Presencial 2 – 2 dias no período entre 04/09/2023 a 10/10/2023
· Consultoria Remota – maio a outubro de 2023

Empresas interessadas devem se inscrever por meio do link abaixo, até o prazo final de 24/03/2023.
https://forms.gle/VGDCZfe6vqJkLsVy9

O preenchimento do formulário indica o interesse da empresa em ocupar vagas remanescentes do Programa.  A equipe de coordenação geral e equipe técnica irão avaliar as respostas recebidas, levando em consideração requisitos técnicos mencionados acima e questões operacionais, como logística.

Todas as empresas selecionadas deverão participar do curso de gestão on-line, os detalhes serão compartilhados após a divulgação do resultado, no dia 31/03/2023.