Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
Previsão para hoje: Mínimas de 19° | Máximas de 34°
19°
34°
Terça, 07 de Maio de 2024
JUN
27

ALTARES E PROCISSÃO 2022: CONHEÇA A HISTÓRIA

Segunda, 27/06/2022

Ainda sobre o Corpus Christi 2022, trouxemos hoje um pouquinho da história da criação dos Altares que ornamentaram a belíssima celebração da Eucaristia.

A Santa Missa foi celebrada no Altar 1, localizado na Praça do Santuário de Santa Teresinha, que teve como responsável pela elaboração e execução do projeto o senhor Rubens de Camargo. Na sequência, os fiéis seguiram em procissão até a Igreja Matriz, onde foi montado o Altar 2, idealizado e executado pela artista plástica Celisa Luizetto.

 

 

A HISTÓRIA

 

➡️ 1 - ALTAR-MOR: “Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.” (1 Jo 5, 6)

Equipe: Paróquia São Manuel e Voluntários / Responsável: Rubens de Camargo

No momento em que elaborava o projeto do Altar - mor para a celebração da Santa Missa da festa de Corpus Christi, devido a realidade em que vivemos com pandemia, onde tantas vidas foram ceifadas, pelo sangue derramado dos Cristos inocentes pelas injustiças que nos abate e tantas formas violentas que atingem muitos irmãos, principalmente os menos favorecidos, o idealizador teve a inspiração de apresentar uma Hóstia, o pão do céu que alimenta o corpo e a alma, no centro uma figura do Cristo sofredor, onde nos remete aos milhões de rostos dos Cristos sofredores de nossa atualidade e ao mesmo tempo anjos coletando o Preciosíssimo Sangue que também nos remete ao plano salvífico do Pai, onde enviou seu único Filho para que ao derramar o seu Divino Sangue nos concedeu a salvação, libertando-nos da morte eterna.

 

➡️ 22 - ALTAR-MOR: “O senhor é minha força, minha coragem; ele é o meu salvador. Brados de alegria e de vitória ressoam nas tendas dos justos; a destra do senhor fez prodígios.” (SL 118, 14-16)

Responsáveis: Paróquia São Manuel, Paróquia Consolata, Santuário Nossa Senhora Aparecida, Diretoria de Turismo e Artista Plástica Celisa Luizetto

“Eu sou...”

O altar foi concebido em torno do caminho da consagração. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”.

O espectador ao observá-lo nota um caminho dourado levando a Jesus que se posta no centro da árvore da vida, de onde espalha a consagração pelos céus chegando a todos àqueles que Nele creem.

Ao inserir Jesus no centro da árvore, em alusão ao ostensório, convidou-se o espectador a refletir sobre o pão vivo; o pão da consagração, que é senão o próprio Cristo.

O Altar foi idealizado tendo como inspiração o trabalho do artista sacro brasileiro Cláudio Pastro.

Numa justa homenagem a Cláudio, foram extraídos os mosaicos criados por ele na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, em Aparecida do Norte, a imagem de Jesus com o pergaminho escrito: “Eu Sou”.

Além da imagem, as cores com diversas tonalidades de azul, amarelo, dourado e as folhagens nas floreiras representando nossa flora brasileira foram inspiradas na obra do renomado artista.

De igual inspiração foi a Capela de “Cristo Rei” que está localizada em nossa cidade, nas dependências da Holambra Cooperativa Agroindustrial (antiga Santa Fé Agroindustrial), que conta também com um belíssimo trabalho de Cláudio Pastro e assim fazendo de nossa cidade um dos locais que possuem o seu primoroso trabalho.

 

CONFIRA AS IMAGENS!