Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

EVENTOS OFICIAIS

Venha curtir com a gente!

BANDA FILARMÔNICA NO CORETO

São Manuel mantém uma tradição que tem se tornado cada vez mais rara no interior. Aos domingos, no coreto do Jardim Público municipal, acontece a apresentação da Sociedade Filarmônica Sãomanuelense, onde a população pode desfrutar de música agradável, em um ambiente seguro e familiar. Os pais levam seus filhos para "pular a banda", onde as crianças pulam e correm ao redor do coreto ao som da boa música. No local, o turista conta também com a venda de lanches, tapiocas, sorvetes, pipoca, batatas, churros e crepes. Todos os segundos domingos do mês, acontece ainda a Feira de Artesanato "Amigos das Artes", que alegra ainda mais o evento.

Imagem: Rêve Fotografia 

 


 

FEIRA DE ARTESANATO

Evento que acontece junto com as retratas no Coreto, a Feira de Artesanato permite a exposição e comercialização da grande variedade de produtos, produzidos pelos artesãos locais, como bordado, croche e tricot, costura criativa, pintura de tecidos, aplique, pintura em pano de copa, fraldas e enxoval de bebê, colares em macramê, filtro dos sonhos, mandalas e pulseiras, cartões, papel, álbuns e caixa de presente, pintura de quadros, toalhas de banho e rosto, arte com bobina de madeira e pallets, artesanato em cerâmica, feltros e bijuterias, decoupage em MDF e quadrinhos, decoração de garrafas, costura em porta papel e madeiras. 

O turista conta ainda com culinaristas de primeira mão, tendo à disposição cachaças em diversos sabores, donnuts, cupcakes, brownies e patissirie, pastéis, doces e salgados e pudim de diversos sabores.

Imagem: divulgação

 


 

CARNAVAL ESTAÇÃO EM FAMÍLIA

O Carnaval é um evento importantíssimo na cultura brasileira.

Não podendo ser diferente, São Manuel realiza o mais animado e tradicional Carnaval da região, no largo da Estação Ferroviária, com bailes populares e entrada franca! Nele, há apresentações de bandas ao vivo. Os foliões podem se divertir ao som das clássicas marchinhas e músicas da época.

Há barracas com comercialização de alimentos e bebidas.

O evento conta ainda com a realização de matinês e concurso de fantasias, garantindo a diversão da garotada.

Imagem: Divulgação

 

 


 

CORPUS CHRISTI

Há mais de 70 anos São Manuel mantém viva a tradição das festividades de Corpus Christi.

Iniciado pela educadora Tereza Mazzuco, o evento se tornou uma das grandes referências turísticas do Brasil, devido à grande qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras. Na madrugada que antecede o dia da procissão, membros da comunidade decoram as ruas da cidade, transformando-as em verdadeiras obras de arte, com materiais biodegradáveis, como bagaço de cana-de-açúcar, mineral dolomita, tingido de areia e outros.

O projeto "Turista Artista" concede ao visitante a oportunidade de participar ativamente desta autêntica manifestação cultural e religiosa, garantindo sua presença na confecção dos trabalhos. Entre outras atividades, o visitante pode usufruir da hospitalidade Sãomanuelense, além de conhecer um pouco mais da história local de um dos maiores eventos de arte e fé do interior paulista e do Brasil.

Imagem: Divulgação


 

FESTA DO DISTRITO DE APARECIDA

Muitos fiéis comparecem todo dia 15 de agosto ao Distrito de Aparecida de São Manuel para participar da festa em louvor à Santa.

Todavia, esta imagem de Nossa Senhora Aparecida é diferente daquela existente na cidade que carrega o mesmo nome, no vale do Paraíba. Ela lembra a imagem de Nossa Senhora de Assunção, e explicaria a homenagem que foi prestada pelos devotos no dia 15 de agosto, tão antiga quanto o próprio Distrito.

A festa reúne pessoas que ali vão para fazer suas orações, cumprir promessas e visitar a Igreja, em um ritual que começa logo pela manhã, após as missas, e vai até o final da tarde, em longas filas de devotos.

Imagem: Acontece Botucatu

 

 


 

NATAL ILUMINADO​

Em comemoração às festividades do final do ano, São Manuel proporciona aos munícipes e turistas uma experiência natalina inesquecível. 

Com apresentação de teatros, corais, orquestras variadas e uma decoração de encher os olhos, garante o espírito natalino a quem visita a região central da cidade, seja para apreciar as festividades em família, seja para realizar compras no comércio local.

O visitante pode ainda apreciar o lindo presépio, que todos os anos é montado no átrio do Museu Municipal, que fica aberto para visitação durante todo o período.

Imagem: Divulgação

 

 


 

RALLY SERRA AZUL

O Rally Serra Azul conta com um roteiro de alto nível, sob céu aberto, muito calor e poeira.

As provas são válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja, nas categorias motos, quadriciclos e UTVs, e Campeonato Paulista de Rally Cross Country para carros.

Imagem: Sanderson Pereira

 

 

 

 

 

 


 

CONCURSO MISS E MISTER SÃO MANUEL​

Concurso realizado anualmente, onde, através de comissão julgadora, composta por pessoas de cidades da região ligados à moda e à beleza, são eleitos Miss e Mister São Manuel, além de Princesa, Príncipe, Miss e Mister Simpatia. Os candidantos desfilam com trajes de banho e social, sendo que, entre eles, o evento conta ainda com animação através de apresentações musicais e de dança.

Imagem: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 


 

FESTA DO PEÃO DE SÃO MANUEL

Prática bastante comum no Brasil, o rodeio, realizado anualmente, conta com competição em diversas modalidades, tais como "touro, cutiano, barebackbulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla".

A festa conta ainda com apresentações musicais de médio e grande porte, além de praça de alimentação.

Imagem: Moro's Photos