Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
Previsão para Segunda
Segunda, 24
30°
16°
JUN
05

ALTARES-MORES 2024: CONHEÇA A HISTÓRIA

Quarta, 05/06/2024
Ainda sobre o Corpus Christi 2024, trouxemos hoje um pouquinho da história da criação dos Altares que ornamentaram a belíssima celebração da Eucaristia. Ambos foram idealizados e executados pela artista plástica Celisa Luizetto, vencedora do Chamamento Público Cultural nº 01/2024 que teve por finalidade a seleção de projeto artístico, com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais no Município.
A Santa Missa foi celebrada no Altar localizado no palco da Praça do Santuário de Santa Teresinha. Com o título de "JESUS CONVIDA PARA A CEIA TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS", o projeto foi inspirado no tema "Fraternidade e Amizade Social" e no lema "Vós sois todos irmãos e irmãs".
Ao esboçar o projeto, a artista se inspirou principalmente nos ensinamentos de Jesus, onde sempre prevaleceu o amor e o respeito com todas as criaturas, não importando a classe social, idade, etnia, cor de pele e nem mesmo as doenças e comorbidades.
Um detalhe interessante a destacar foi a utilização de girassóis na decoração. Segundo a artista, o girassol é um símbolo poderoso na Bíblia, lembrando-nos de seguir a Deus, dedicar nossas vidas ao Seu serviço, confiar em Sua vontade, ter fé e persistência, permitir que Sua glória brilhe em nossas vidas, nos lembrando da promessa da ressurreição e vida eterna.
Há também que ressaltar a participação da comunidade, que teve a oportunidade de escrever frases em pequenas borboletas coloridas, que foram colocadas junto às floreiras no altar. A artista descreveu essas borboletas como "mensageiras da boa nova", sendo que somos todos diferentes com nossas particularidades, mas ao mesmo tempo, assim como elas, todos iguais, tendo que conviver, nos amar e nos respeitar assim como Jesus nos ensinou.
Na sequência, os fiéis seguiram em procissão até a Igreja Matriz, onde a benção final foi realizada nas janelas da Igreja, conforme a vontade dos párocos. O local também decorado pela artista plástica, tendo recebido o título de "FELIZES OS CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR."