Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
DEZ
30

RETROSPECTIVA 2021

Quinta, 30/12/2021

Sabemos que este ano foi a continuação de um momento atípico em que vivemos. Sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o Turismo teve que se reinventar e fazer acontecer.

 

Assim, neste momento de reflexão, destacamos todos os projetos que concluímos e entregamos à população, frutos de um trabalho incansável e paixão pelo que fazemos.

 

Não pudemos realizar todos os eventos que idealizamos. Mas promovemos tudo aquilo que manteve as pessoas em segurança: apoiamos a Feira da Roça, lá do bairro Catâneo Ângelo; as Feiras de Artesanato Amigos das Artes foram realizadas, inicialmente, no formato drive-thru, nos meses de maio, junho, julho e agosto. Com a melhora do cenário da pandemia, retomamos ao nosso querido jardim, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Estivemos presentes na Estação Noel, a famosa "Casa do Papai Noel".

 

O Corpus Christi, tão tradicional da nossa gente, foi realizado com a celebração da missa e carreata, onde o Santíssimo percorreu todos os bairros da cidade com sua benção.

 

Promovemos ainda um evento para lançamento do nosso site oficial. Nos reunimos com promotores de eventos para elaboração do Calendário Unificado 2022 e realizamos um Encontro de Networking para o evento de Corpus Christi do próximo ano.

 

Em parceria com as Diretorias de Cultura e Indústria e Comércio lançamos o Natal Iluminado 2021, que encantou a população com a decoração natalina, inclusive nas localidades que expandimos.

 

Que alegria em proporcionar tudo isso para o nosso povo!

 

No que diz respeito à infraestrutura, revitalizamos a Praça "Zoilo Meira Simões", a famosa praça da rodoviária, com recursos do MIT - Município de Interesse Turístico, da qual nossa cidade faz parte. Inauguramos o PIT - Posto de Informações Turísticas, que carrega o nome do nosso querido José Eduardo Garcia, levado do nosso convívio tão cedo. Implantamos a Rota do Corpus Christi, trajeto de 800m que percorre o mesmo caminho pelo qual acontece a procissão, para que o turista possa conhecê-la e visitá-la durante todo o ano. Conseguimos a aprovação para reformar o nosso Museu e Mercado Municipal, R$ 615 mil em recursos do MIT destinados à São Manuel!

 

Na esfera virtual, criamos um site novinho recheado de atrativos, novidades e informações sobre o nosso Turismo! O endereço é www.turismo.saomanuel.sp.gov.br. Nossas redes sociais, facebook e instagram ( @turismosaomanuel ), têm alcançado números expressivos! Criamos um canal de comunicação via WhatsApp (14 99808-3098). Fomos notícia nos canais G1 e JCNet. Concedemos entrevistas à rádios locais e da região.

 

Quantas novidades!!

 

Oportunizamos qualificações profissionais e firmamos parcerias para realização do curso de Turismo Rural do SENAR/Sindicato Rural, Jornada de Líderes do Instituto Jatobás e Programa Regional SEBRAE de Turismo: Encontro de Networking da Cadeia de Turismo da Região da Cuesta, Workshop de Formatação de Roteiros, palestras "Destinos Turísticos Inteligentes" e "Inteligência Emocional". Prestamos consultorias individuais para a Fazenda Morro Azul, que em breve estará aberta à visitação, e o Pesqueiro Recanto Dourado, localizado no coração da nossa cidade. Participamos de cursos e trilhas sobre experiência digital, hospitalidade e excelência em serviços hoteleiros. Realizamos um Estudo de Demanda Turística em conjunto com a sempre parceira FMR - Faculdade Marechal Rondon.

 

Calma que têm mais....

 

Reunimos o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo periodicamente, instituímos o Selo de Qualidade de Turismo e deliberamos e aprovamos as reformas do Mercado Municipal e do Museu.

 

No âmbito regional, nos sentimos honrados quando eleitos à presidência do Polo Cuesta que, em breve, com a parceria que firmamos com o SEBRAE, se tornará multifinalitário e poderá atender outras áreas de interesse em comum da região, além do Turismo. Registramos oficialmente a marca POLO CUESTA®. Atualizamos seu Estatuto. Nomeamos a sala sede em homenagem ao saudoso "José Antônio Nicola". Realizamos atendimento individual aos dirigentes municipais e reuniões periódicas. Apresentamos três projetos à Secretaria de Turismo Estadual - Rotas Cênicas, Totens de Sinalização e Plano Diretor de Turismo Regional. Estivemos presentes no Mapeamento da Economia Criativa - Cuesta Paulista. Fomos destaque e tivemos nossos atrativos prestigiados pela revista "Qual Viagem". Contratamos uma agência especializada em comunicação e marketing para impulsionar as redes sociais do consórcio e nos projetar aos turistas e trade turístico.

 

2022 está aí e ainda temos muito o que fazer...

 

Para celebrar o trabalho de um ano todo, em janeiro lançaremos um Mapa Turístico Ilustrado e um vídeo institucional voltado ao Turismo, obras dos São-manuelenses Camilo Solano e Cella. Lançaremos também a Rota da Romaria, trajeto de 35km entre a Igreja Aparecida em Botucatu e nosso Santuário no distrito de Aparecida. Daremos início à reforma da Praça do Santuário de Santa Terezinha, importante cartão-postal de São Manuel.

 

Agradecemos ao Prefeito Ricardo Salaro e sua vice Márcia Oliveira pela oportunidade de trabalhar por São Manuel.

 

Temos muito o que comemorar, e também muito a fazer pela frente. Que nossa caminhada seja ainda mais próspera, trazendo à população de São Manuel mais recursos e qualidade de vida.

 

Feliz Novo Ano!

 

Thiago Donini

Diretor Municipal de Turismo